O que significa: Eu sou o caminho, a verdade e a vida?



Jesus disse “eu sou o caminho, verdade e a vida” em uma conversa com seus discípulos. Ele tinha explicado que em breve iria voltar para a casa do Pai e que os discípulos já conheciam o caminho para onde ele ia (João 14:2-4). Os discípulos não entenderam que ele estava falando sobre ir para o Céu e lhe perguntaram como poderiam saber o caminho.Jesus lhes respondeu que ele era o caminho(João 14:5-6).



O Caminho

Jesus é o caminho para o Pai. Através de Jesus, podemos ter acesso direto a Deus, porque Jesus é Deus. Antes, o pecado era como uma porta fechada entre nós e Deus. Na cruz Jesus abriu a porta, deixando aberto o caminho para Deus. Quem segue Jesus segue seu Caminho para a vida eterna (Hebreus 10:19-20).
A Verdade
Jesus não apenas dizia a verdade, ele é a verdade. Verdade significa algo que é absoluto, que existe, que é real. Jesus é Deus, ele é real, sempre existiu e sempre vai existir. Não existe falsidade nenhuma em Jesus. Jesus é a verdade que nos liberta do poder do pecado (João 8:32).

A Vida

Jesus é a fonte de toda a vida. Ele venceu até a morte! O pecado nos separa de Deus, trazendo a morte. Mas, através de Jesus, podemos ser ressuscitados e ter a vida eterna. Quem aceita Jesus como seu salvador agora tem uma vida nova e completa (João 11:25-26).

Ninguém vai ao Pai senão por mim

Jesus é o único caminho para Deus. Não há outra maneira de nos aproximar de Deus. Apenas Jesus pode tirar nossos pecados, nos permitindo chegar a Deus. Só Jesus nos pode dar a salvação (Atos dos Apóstolos 4:11-12).
Com essa afirmação, Jesus mostrou que:
  • ele nos dá acesso a Deus, porque ele é Deus
  • ele é real e pode nos libertar
  • ele nos dá a salvação e a vida eterna

Nenhum comentário:

Postar um comentário