Em Jeremias 45, o Senhor Deus responde a Baruque, o auxiliar de Jeremias. Ele estava triste com a situação que estava vivendo. Havia muita escassez e privação. Isso aparentemente incomodava o servo do Senhor. A reposta de Deus a Baruque, deixa claro que naquela situação, de morte, dor e angústia, sua maior recompensa era a vida.
É muito importante saber distinguir os momentos da vida. Precisamos ser coerentes. Em um ambiente de calamidade e dor, Baruque queria privilégios. Buscava satisfazer caprichos.
Porém, o nosso Deus não alimenta este tipo de atitude. Ele ama a coerência. É muito importante que tenhamos uma consciência de grupo, de modo que o bem-estar do próximo seja importante.
Esboço de Jeremias 45:
45.1 – 3: O lamento de Baruque
45.4,5: Viver é uma recompensa
Jeremias 45.1 – 3: O lamento de Baruque
1 No quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, depois que Baruque, filho de Nerias, escreveu num rolo as palavras ditadas por Jeremias, este lhe disse:
2 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, a você, Baruque:
3 “Você disse, “Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso”.”
Jeremias 45.4,5: Viver é uma recompensa
4 Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: “Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra.
5 E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque, pois trarei desgraça sobre toda a humanidade”, diz o Senhor, “mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá”.
Fonte: Jesus e a Bíblia
Nenhum comentário:
Postar um comentário