Jeremias 45 Estudo: Viver é Uma Recompensa


Em Jeremias 45, o Senhor Deus responde a Baruque, o auxiliar de Jeremias. Ele estava triste com a situação que estava vivendo. Havia muita escassez e privação. Isso aparentemente incomodava o servo do Senhor. A reposta de Deus a Baruque, deixa claro que naquela situação, de morte, dor e angústia, sua maior recompensa era a vida.

É muito importante saber distinguir os momentos da vida. Precisamos ser coerentes. Em um ambiente de calamidade e dor, Baruque queria privilégios. Buscava satisfazer caprichos.

Porém, o nosso Deus não alimenta este tipo de atitude. Ele ama a coerência. É muito importante que tenhamos uma consciência de grupo, de modo que o bem-estar do próximo seja importante.
Esboço de Jeremias 45:

45.1 – 3: O lamento de Baruque

45.4,5: Viver é uma recompensa


Jeremias 45.1 – 3: O lamento de Baruque

1 No quarto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, depois que Baruque, filho de Nerias, escreveu num rolo as palavras ditadas por Jeremias, este lhe disse:

2 Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, a você, Baruque:

3 “Você disse, “Ai de mim! O Senhor acrescentou tristeza ao meu sofrimento. Estou exausto de tanto gemer, e não encontro descanso”.”

Jeremias 45.4,5: Viver é uma recompensa

4 Mas o Senhor manda-me dizer-lhe: “Assim diz o Senhor: Destruirei o que edifiquei e arrancarei o que plantei em toda esta terra.

5 E então? Você deveria buscar coisas especiais para você? Não as busque, pois trarei desgraça sobre toda a humanidade”, diz o Senhor, “mas eu o deixarei escapar com vida onde quer que você vá”.

Fonte: Jesus e a Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário